domingo, 17 de maio de 2009

Review: Anjos e Demônios

 

angelsanddemons_05Especialista em simbologia, o professor Robert Langdon (Hanks) é levado ao Vaticano quando os quatro cardeais favoritos à sucessão do Papa recém-falecido são seqüestrados por uma seita antiga e misteriosa, os Illuminati, que tem como propósito destruir a Igreja Católica. Para alcançar este objetivo, eles ameaçam executar um cardeal por hora até que, à meia-noite, uma imensa explosão provocada por um tubo contendo anti-matéria destrua todo o Vaticano.

Anjos e Demônios, que estreou nesta sexta feira dia 15 de Maio, dividiu a opinião do público. De um lado as pessoas que leram o livro escrito por Dan Brown (Anjos e Demônios) e que acharam o filme muito infiel ao livro, tirando personagens julgados importantes (como o Maximilian Kohler, que era um dos mais enigmáticos do livro), mudando o final do filme quase por inteiro. Mas de outro lado aqueles que não leram o livro, esses por não ficarem “presos” ao roteiro do livro, viram um ótimo filme, com cenas maravilhosas e atuações impecáveis (principalmente do Ewan McGregor no papal do camerlengo).

Além disso, o filme apresenta alguns erros que incomodam ao longo da trama. Como por exemplo o assassino que, impiedoso, mata todos que cruzam seu caminho (menos, claro, os heróis). Outro erro foi o primeiro cardeal ser morto num local que dificilmente seria descoberto pelo Vaticano, algo estranho, já que o intuito dos Illuminati é justamente o de expor publicamente a fragilidade da Igreja.

Por fim, equilibrado na apresentação de seus argumentos acerca do confronto entre Fé e Razão, Anjos & Demônios acaba não assumindo claramente um lado, já que acaba retratando a Igreja de maneira surpreendentemente otimista ao apostar numa abertura diante da Ciência que dificilmente se tornará realidade hoje em dia. A realidade é que o Vaticano está longe de contar, nos dias de hoje, com o poder e a influência que lhe são atribuídos pela história de Brown, mas creio que isto seja necessário para o desenrolar da trama. De todo o modo, o filme prende a atenção enquanto dura, o que (de certa maneira) é suficiente para uma boa diversão.

 

 

NOTA: 6,8/10

0 comentários: